Gestor de TI: 8 dicas para ser ainda melhor

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O trabalho do gestor de TI é de grande importância para garantir o sucesso das políticas de tecnologia da informação de um provedor. Como todos os gestores, esse profissional deve sempre estar em busca de novas metodologias para tornar os processos do provedor de internet cada vez mais eficazes.

Nesse cenário, os gestores devem investir na formação profissional e nas abordagens operacionais para garantir que sua atuação supere as expectativas. Para te ajudar a aumentar a produtividade e a se destacar no mercado de trabalho, separamos 8 dicas que todo gestor de TI deve conhecer. Confira!

Foque no desenvolvimento dos colaboradores

O desenvolvimento das habilidades dos profissionais que atuam no departamento de TI permite a melhora contínua dos serviços do setor. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, cursos e palestras, por exemplo. Juntas, essas atividades podem atualizar o conhecimento dos profissionais ou mesmo difundir boas práticas por toda a equipe de TI do provedor.

Para que isso aconteça, o gestor de TI deve, preferencialmente, assumir uma postura de liderança. Afinal, enquanto gestor, seu papel será o de mobilizar projetos e prazos em busca de resultados satisfatórios. Já enquanto líder, seu papel será o de otimizar o capital humano e incentivar cada funcionário a fazer o seu melhor.

Faça com que as equipes cumpram os prazos determinados

A aderência aos prazos de um projeto é um dos pilares de qualquer iniciativa de sucesso. Um setor que não mantém os serviços funcionando de acordo com os prazos estabelecidos, acaba acumulando prejuízos. Esse tipo de situação pode, inclusive, gerar quedas significativas nos índices de satisfação do consumidor. Diante disso, o gestor de TI deve atuar na busca por metodologias que facilitem a criação de um fluxo de entrega contínuo de serviços e projetos.

Para tanto, esteja sempre atento às métricas internas de cada metodologia adotada. Observe, por exemplo, se sua equipe é mais produtiva trabalhando com prazos diários ou semanais. Dessa maneira, torna-se muito mais fácil detectar erros, corrigi-los e aprimorar os resultados finais.

Aprenda a negociar

Nunca se esqueça de que equipe produtiva e motivada é aquela que se sente valorizada. Sim, isso pode soar como um clichê, mas é a realidade. Portanto, você deve buscar sempre um equilíbrio no trato das pessoas que compõem a sua equipe. Autoritarismo, cobranças acaloradas, falta de traquejo ou de abertura para diálogo são posturas que transformam o ambiente de trabalho em um verdadeiro campo minado.

Por isso, esteja sempre aberto para negociações, escute as ideias e propostas de cada um e saiba ceder, quando pertinente. Dessa maneira, todos perceberão que fazem parte de um verdadeiro time, não um mero grupo de funcionários.

Isso vale também para os assuntos que englobam outros departamentos. Um bom relacionamento com todos os setores da empresa vai além da diplomacia, é necessário que haja trabalho conjunto e integração de ações para que o fluxo interno seja o melhor possível.

Conheça a sua empresa

Além de um bom relacionamento com os profissionais das demais áreas da empresa, o gestor de TI deve buscar entender o funcionamento de cada uma e estar sempre atualizado em relação às novidades de cada setor.

Acompanhando o time de vendas, por exemplo, você entenderá melhor o comportamento, opiniões e expectativas dos clientes e, assim, poderá criar tecnologias e soluções que aprimoraram o índice de satisfação do público. Lembre-se de que a capacidade criativa é uma das competências mais valorizadas em um gestor de TI.

Antecipe problemas

Como uma das funções de um gestor de TI é ter o know-how do gerenciamento de bancos de dados, sistemas operacionais e outros sistemas implementados na empresa, procure sempre monitorar o funcionamento e qualidade das tecnologias empregadas na empresa.

A avaliação constante da performance da rede interna e do tráfego de informações permite a antecipação de problemas e a correção deles, antes que possam causar qualquer tipo de dano aos equipamentos e dados em circulação.

Crie estratégias para melhorar os serviços do setor

Diversas técnicas podem ser utilizadas para que um setor de TI otimize as suas atividades. O uso de KPIs, por exemplo, ajuda o gestor a avaliar pontos que necessitam de melhorias e a medir o desempenho de funcionários. Já a troca de ferramentas e a adoção de novas tendências pode modernizar o setor — aumentando a produtividade dos funcionários e reduzindo custos.

As estratégias de otimização do setor devem ser definidas com dois focos: nos usuários, que são afetados diretamente pelas melhorias aplicadas e nos profissionais, que são os vetores das melhorias aplicadas na área. Sendo assim, o gestor de TI deve avaliar a forma como cada melhoria pode ser adaptada para o ambiente interno do provedor de internet, garantindo o sucesso do investimento.

Saiba dar e receber feedbacks

Os feedbacks são uma das melhores formas de aprimorar o desenvolvimento de um profissional. Eles fazem parte do dia a dia do gestor de TI, que precisa passar para os seus colaboradores o resultado das avaliações feitas regularmente. Nesse sentido, um bom feedback permite que o funcionário conheça os seus pontos positivos e negativos, desenvolvendo uma estratégia para melhorar o seu desempenho profissional.

Da mesma forma, o gestor de TI deve estar aberto a sugestões dos seus colaboradores. Durante a execução de um projeto ou mesmo no dia a dia, os comentários de outros profissionais auxiliam na melhoria da qualidade das atividades do todos os serviços prestados pelo setor, criando um ambiente saudável de compartilhamento de informações.

Invista na formação pessoal

O último item da nossa lista é um dos mais importantes. Profissionais de TI devem sempre se manter-se atualizados, especialmente os gestores. Novas metodologias, rotinas de gestão e padrões de trabalho surgem diariamente. Afinal, o uso de tecnologias inovadoras pode fazer com que o provedor de internet otimize seus processos e os tornem mais eficazes.

Diante do papel que o gestor ocupa na cadeia operacional do provedor, é importante que ele conheça todas essas abordagens. Assim, esse profissional é capaz de definir quais se adaptam melhor ao ambiente corporativo em que atua, criando estratégias capazes de aumentar as receitas do provedor de internet continuamente.

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Fonte: ISPBLOG

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