Saiba o que é um no-break e conheça suas funções e importância

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.

22-09-16-blog-saiba-o-que-e-nobreak-01-01

Um UPS desse porte não possui capacidade para manter o sistema ligado por muito tempo, porém é suficiente para que se tomem as devidas providências, antes que a energia chegue ao fim. A partir disso, nota-se que o investimento é de grande valia em momentos críticos, poupando a organização de grandes incômodos como a perda de arquivos e prováveis inconsistências no sistema quando a energia é restaurada.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando um computador tem sua fonte de alimentação cortada repentinamente, não há tempo para salvar configurações e arquivos abertos, o que implica na perda deles. Um servidor, por exemplo, não pode ter sua energia interrompida, do contrário, todo o sistema pode cair.

É aí que vemos a importância do no-break, a solução ideal para impedir esse tipo de situação. O aparelho fornece ao sistema um tempo extra que se torna essencial para o salvamento de documentos e configurações importantes, além da garantia da produtividade, ainda que em momentos críticos como esses. Se interessou pelo assunto? Então continue acompanhando o post de hoje!

O que é um no-break?

O no-break a que nos referimos é, a grosso modo, um estabilizador com bateria, para auxiliar na proteção dos aparelhos eletrônicos contra quedas ou aumentos de energia e outros surtos. Seu uso é de grande importância em computadores e outros equipamentos que necessitam de uma proteção contra falhas na rede elétrica.

Funcionamento

O UPS (sigla em inglês para “fonte de energia ininterrupta”), comumente conhecido como no-break, possui uma alimentação fornecida por uma bateria que permanece sendo carregada enquanto a rede elétrica está operando normalmente, de forma semelhante ao que acontece em baterias de energia solar. Essa bateria dispõe de um tempo de duração relativamente curto, porém suficiente para garantir o salvamento dos arquivos abertos no momento ou esperar que um gerador seja iniciado. Dependendo do modelo e do número de aparelhos utilizados, esse tempo pode chegar a 15 minutos.

Como preservar o equipamento

A partir do momento em que há uma falha na rede elétrica, existe um tempo em que o no-break é capaz de manter os equipamentos ligados através da carga da bateria. Isso é a autonomia. Porém, quanto mais dispositivos estiverem ligados ao equipamento, menor será a autonomia dele, pois haverão mais aparelhos consumindo a limitada carga da bateria.

É recomendado não manter muito equipamentos ligados ao UPS, assim, a autonomia e, consequentemente, vida útil da bateria, será preservada. Recomenda-se também, a comparação entre as especificações técnicas do no-break e quanta energia é necessária para que tudo funcione corretamente.

O tipo ideal

Existem 3 tipos de no-breaks: os offline, os line-interactive e os online. Os mais comuns são os dois primeiros, que são usados em pequenas empresas e servidores. Enquanto os modelos offline contam com um inversor que, no momento das quedas e variações, corta a rede elétrica e passa a fornecer a energia através da bateria, os modelos line-interactive fazem uma mescla entre as vantagens de um estabilizador e um no-break. Ele estabiliza a tensão vinda da rede elétrica e, em caso de quedas, possui a bateria para alimentação dos equipamentos.

Os modelos online são o tipo mais caro e são geralmente utilizados em maiores estabelecimentos, como grandes data-centers e indústrias.

Um no-break de 2000 VA (alguns identificam como 2KVA) é o padrão para uma rede de servidor único.00 Além disso, ele também ajuda na prevenção de danos em equipamentos, ocasionados, muitas vezes, por alterações na rede elétrica que estejam acima ou abaixo do permitido para um bom funcionamento dos aparelhos.

E então, você já conhecia o quão importante é ter um no-break instalado em um servidor? O que você achou do post de hoje? Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto!

 Fonte: ISPBLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *